Por que se especializar em GESTÃO EDUCACIONAL?

30/08/2015 08:50

       A gestão como a concebemos hoje passa por uma transformação. Atualmente a gestão envolve o diretor de escola, o coordenador pedagógico, o orientador educacional e vocacional, o supervisor educacional e gestor de sala de aula, como é concebido o professor hoje em dia, além de todos os funcionários que existem dentro de uma escola. Todos estes profissionais estão envolvidos, juntos, para efetivar uma unidade de ação no estabelecimento de ensino, voltada para a construção de excelência, em torno dos seus objetivos. Nesse sentido a gestão pode ser participativa, democrática e educativa. Vale lembrar que a família também tem um papel importante dentro deste conjunto de gestores.
        E quando se fala em gestão não podemos esquecer do pensamento pedagógico, da sociedade e do currículo.

        É preciso saber lidar com questões como avaliação, métodos de ensino, eventos e  tudo o que estiver relacionado ao processo de ensino/aprendizagem,  com flexibilidade e planejamento.

        O contexto educacional atual requer profissionais com competência para identificar as necessidades da instituição escolar bem como encaminhar soluções adequadas às demandas decorrentes. Tendo em vista esse panorama, o curso de Pós-graduação em Gestão Educacional tem como questão central a formação de profissionais para o exercício da gestão de instituições educacionais, públicas e privadas, assim como de projetos e de instituições sociais não escolares representadas pelas ONGs.

        O projeto do curso concebe a gestão dessas instituições (escolares e não escolares) como uma dimensão da atuação do profissional da educação, a qual envolve conhecimentos do campo pedagógico, político e administrativo. Assim, promove a análise conjuntural da gestão educacional brasileira, à luz das atuais políticas educacionais e das diretrizes organizativas, pedagógicas e curriculares.

        A gestão educacional, uma vez colocada em prática de forma efetiva, tende a render bons resultados no ambiente escolar.

Campo de atuação e mercado de trabalho

        O especialista em Gestão Educacional pode atuar em diferentes contextos educacionais, os quais envolvem, principalmente, as instituições e projetos, escolares e não-escolares. A escola é o principal espaço de atuação do gestor educacional, mas não é o único. Ele também encontra campo de atuação nas instituições educacionais não-escolares, representadas principalmente pelas organizações não-governamentais. Nesse universo, ele é o principal responsável pela gestão das dimensões pedagógica e administrativa.     

Público-alvo

        Professores, Gestores educacionais (Diretores, Coordenadores e Supervisores), Administradores e demais profissionais com interesse na área educacional e de gestão de instituições de ensino.

 

    Participação de forma efetiva – eis o requisito de uma boa gestão educacional


O trabalho de um bom gestor faz toda a diferença.